Publicado por: Flávio Simonetti | 16 abril, 2009

Dia 1 – Casablanca

A vida muitas vezes é feita de referências. Em 2005, após cinco anos trabalhabdo direto, consegui tirar um mês inteiro de férias. Na época, eu decidi que iria fazer uma viagem para fora do País, mas não tinha a menor idéia de para onde deveria ir. Republica Checa? Nova York? Buenos Aires?

A primeira refeição

A primeira refeição

Foi vendo TV que me veio a idéia de ir para o Egito. E, como era de se esperar, a viagem foi ótima. Mas, quando cheguei a Casablanca, esperava que as semelhanças com o Egito fosse enormes. Mas não. Apesar de também estar localizado no norte da África e ser um país muçulmano, o Marrocos (pelo menos até agora), parece ser muito mais tranquilo e acolhedor que o Egito.

Para começar, a viagem do aeroporto até o albergue foi bastante calma. Casablanca é a maior cidade do Marrocos, com 6 milhões de habitantes, mas o trânsito é bastante organizado, mesmo em pontos congestionados. Muito melhor que o inferno de São Paulo. A corrida não foi barata, cerca de US$ 30, mas o aeroporto é distante da cidade e, após um longo voo, tudo o que eu queria era poder chegar no meu destino. 

A barganha com os vendedores também é praxe por aqui, e para falar a verdade eu não tenho muita paciência para isso. Mas, ao mesmo tempo, não tenho opção, pois é assim que se fazem negócios por aqui.

A Velha Medina

A Velha Medina

Eu estou hospedado em um albergue da juventude, localizado praticamente dentro da velha medina, uma antiga cidade murada cheia de vielas estreitas, lojas de todos os tipos, cafés barulhentos e janelas que vendem os mais variados tipos de quinquilharias e comidas. Mas, ao contrário do Khan el Khalili, enorme mercado de rua do Cairo, aqui as coisas são mais relaxadas. Os donos e vendedores das lojas não abordam agressivamente os turistas e, em função disso, eu me senti muito mais seguro.

Hoje, por exemplo, percebi que saí do Brasil sem uma carteira para carregar moedas, que são muito utilizadas por aqui. No final do dia, dei um passeio pela medina e encontrei várias opções interessantes. E tive que barganhar para baixar o preço de 80 dirhans (cerca de 11 dólares) para 20 dirhans (ou US$ 2,75).

Agora são 20h30 e os mulás estão chamando para mais uma das cinco orações diárias que todo muçulmano deve fazer. Daqui a pouco vou comer alguma coisa e dormir. Amanhã será um dia de planejamentos.


Respostas

  1. Aproveitei suas dicas e fiz uma viagem virtual por Casablnca. Simplesmente MARAVILHOSA! Aproveite.

    Beijocas

  2. Pagou caro no porta-moedas hein? Tinha que negociar assim: “Pago 10 dirhans e quero outros dez dentro do porta moedas”.

  3. Flavión!!! Vc continua sendo meu “benchamrk” de alimentação! Come um baita sanduba trash com batatas fritas, sem culpa!!!
    Adorei seu primeiro relato. Vá mandando…Bj e boa sorte!

  4. Espero que você tenha conseguido comer a feijoada! Muita luz nas suas andanças.

    Aproveite para comer todos os pratos bizarros que aparecerem. Quero fotos de todas as comidas, hein?!

    beijo grande
    Andrea

  5. aaaah, chefinho corajoso! boa sorte na jornada! vê se come coisas mais saudáveis, hein… hahaha…

  6. Fico feliz em saber que você chegou bem e sua aventura acaba de começar! Bons sonhos e bom dia de planejamentos. Aguardo novas notícias

    Beijos,

    Cláudia

  7. Muito legal sua iniciativa do blog! Sobre a viagem não tenho comentários, só digo que estou morrendo de inveja!!!

    Vê se manera no fast food, caso contrário pode começar a pagar mais pelas passagens de avião: http://br.invertia.com/noticias/noticia.aspx?idNoticia=200904161530_RTR_1239840901nN15526693 rsrsrs

    PS: Vi que você escreveu sobre a mudança da sua família para Piedade. Eu vivenciei a sua “agonia” naquela época. É interessante depois de tanto tempo ver você falando bem sobre a experiência…

    Um grande abraço,

    Chico

  8. aiquedelícia! que reviravolta, hein meu caro? Incrível, aproveite muito.

    acompanharei suas peripécias daqui…

    beijo.

  9. Nossa que bonito seu blog Flavião! Adorei…
    Boa viagem!!!!
    Um beijo.

  10. Flavião, quero ver a foto montado no camelo!!!

    Boa peregrinação!

    Abraço forte, Baiano.

  11. Oi querido, que bom saber de vc, que chegou bem, que as primeiras horas da sua grande e mágica aventura estão sendo bem legais.
    Já estou com saudade do papo, das nossas provocacões…de vc.
    Estou no sul, na casa dos pais do Leo, qnd voltar te escrevo com calma.
    Beijos da irmazinha e da sobrinha

  12. se jogaaaaaaaa!!!!!

  13. BEAVER!!!!!!


Deixe um comentário

Categorias